Ultimamente, tenho pensado em uma reunião que tive há mais de uma década, quando o marketing digital estava no início de sua revolução mobile. Uma empresa de consultoria estava me aconselhando a adotar o marketing em “tempo real”. Fiquei intrigada, mas não achei que fosse possível devido ao estado da tecnologia que tínhamos na época.
Eu passava meus dias na linha de frente com minhas equipes e agências. Lutávamos para criar recursos em um conjunto de formatos em constante multiplicação. Lutávamos para acompanhar as tendências que explodiriam como um incêndio, apenas para se dissipar com a mesma rapidez. Estávamos reunindo manualmente o mix de mídia certo e tentando descobrir como gastar os orçamentos de uma maneira que gerasse ROI.
A IA tem o potencial de revolucionar todas as áreas do marketing.
Mais do que tudo, eu sonhava em sair do labirinto da execução digital para focar minha atenção em nossas conexões com os clientes, na qualidade de nossa narrativa e em nossos resultados de negócios. Eu só queria voltar ao marketing. Mas, na época, parecia ficção científica.
Já não mais.
Todos nós já estamos usando inteligência artificial (IA) para alcançar nossos clientes com mais eficiência. Na verdade, 80% dos clientes do Google já estão usando produtos de anúncios de pesquisa impulsionados pela IA. Agora, com IA generativa, os profissionais de marketing têm um conjunto de ferramentas em rápida expansão com potencial para revolucionar todas as áreas do marketing – desde como extraímos insights, debatemos ideias e geramos conteúdo até como nos conectamos com as pessoas, impulsionamos o crescimento, e medimos o desempenho.
Redefinindo os 3 Vs do conteúdo: velocidade, volume e variações
Quando se trata de conteúdo, meu maior problema como profissional de marketing é simples. Nunca há pessoas suficientes para acompanhar a velocidade, o volume e as variações necessárias para alcançar as pessoas quando e onde preciso.
Agora, com novas ferramentas impulsionadas por IA, minha equipe pode dimensionar os conceitos criativos que amamos para mais formatos, com uma precisão sem precedentes. Isso significa que mais tempo e atenção podem ser dedicados a moldar os principais conceitos criativos. A IA pode extrair desse material de origem para gerar instantaneamente conteúdos como textos para posts em redes sociais, landing pages e e-mails.
A IA pode fazer o mesmo com os anúncios, com texto de anúncio alternativo, vídeos formatados automaticamente e várias combinações de fotos de produtos, tudo levando a trocas infinitas de anúncios personalizados para cada cliente.
Colocando em ação as ferramentas impulsionadas pela Google IA
No Google, usamos IA em nossas soluções publicitárias desde 2015. E já estamos alocando uma quantidade significativa de nossos gastos com mídia em criativos gerados por IA em Display, Vídeo e Busca, porque essa estratégia tem se mostrado eficaz. Existem três áreas principais nas quais estamos focados.
Testes criativos: a tecnologia do Google Cloud está nos ajudando a usar a IA para avaliar o criativo, prevendo o sucesso ou o fracasso, antes de lançá-lo ao mundo. Nos pilotos em andamento, estamos usando IA para nos ajudar a eliminar os maus desempenhos mais rapidamente e identificar mais facilmente os vencedores em potencial. Também estamos trabalhando com uma agência parceira para aplicar IA à nossa biblioteca de peças criativas. Dessa forma, podemos entender o que funcionou bem historicamente e usar esse conhecimento para desenvolver campanhas futuras.
Otimização de campanha: nossas equipes de marketing fazem toda a otimização com IA. Nossas equipes estão usando IA para identificar a melhor combinação de formatos e canais para atingir nossas metas para telas e audiências. Embora o comportamento das pessoas seja complexo, alcançá-las em várias plataformas — YouTube, Busca, Gmail, Maps, Shopping e Discover — não precisa ser. Por exemplo, Performance Max, nosso tipo de campanha com tecnologia de IA, está gerando um aumento de 18% nas conversões a um custo por ação semelhante.1
Medição: em resposta às crescentes expectativas das pessoas em relação à privacidade digital, os reguladores e as plataformas de tecnologia estão restringindo as técnicas com as quais os anunciantes contam há décadas para alcançar a audiência e medir resultados, como IDs de dispositivos e cookies de terceiros. Há muito tempo, todos nós contamos com enormes armazenamentos de dados para impulsionar o desempenho e a medição. A IA está nos ajudando a usar menos sinais, enquanto conduz a inteligência e a medição confiável de que precisamos.
Estamos usando IA para oferecer uma experiência de anúncios que prioriza a privacidade, gerando resultados para profissionais de marketing de desempenho e, ao mesmo tempo, protegendo a privacidade dos consumidores.
Ao embarcarmos nessa jornada, o que nos dá confiança é a abordagem ousada e responsável do Google. A IA tem um potencial incrível para beneficiar nossa indústria, mas não é isenta de riscos. É por isso que é importante ser responsável desde o início. Por exemplo, para lidar com a desinformação, o Google em breve integrará inovações como metadados “sobre esta imagem” na Busca e marca d’água de imagem. Também estamos usando a IA para oferecer uma experiência de publicidade que prioriza a privacidade, gerando resultados para profissionais de marketing de desempenho e, ao mesmo tempo, protegendo a privacidade dos consumidores.
É um momento tão emocionante. As ferramentas e os recursos com os quais eu só poderia sonhar, em meus dias como CMO, em bens de consumo e varejo estão aqui – agora. Marketing é conectar marcas e produtos às pessoas. O “o quê” continua o mesmo. O “como” está mudando novamente. Profissionais de marketing, podemos finalmente voltar ao marketing.
Nossas equipes de marketing aqui no Google têm experimentado ferramentas de IA para serem mais produtivas e criativas. Dê uma olhada.
- Desperte novas ideias: Bard, nosso serviço experimental de IA conversacional, é uma maneira eficiente de ajudar a gerar ideias ou aprender sobre um novo tópico.
- Visualize ideias: ferramentas de conversão de texto em imagem e vídeo como Imagen e Phenaki, ambas em versão beta, nos permitem visualizar rapidamente nossas ideias, ajudando-nos a criar conceitos e storyboards.
- Gerar textos para posts de redes sociais: estamos usando a PaLM API para criar textos customizados para novas campanhas. Para uma lançada recentemente, preparamos o aplicativo com comentários esperados de nossos clientes e recebemos centenas de respostas, algumas delas incrivelmente espirituosas.
- Maximize sua produtividade: Help me write no Gmail e no Google Docs pode detalhar rapidamente um esboço, sintetizar vários pontos de vista ou esboçar storyboards ou scripts. O Google Workspace pode resumir longas cadeias de e-mail, criar apresentações inteiras e até mesmo criar materiais relacionados àcampanha.
Fonte: TINK WITH GOOGLE